EQUIPE ECOSSISTEMA MOSSORÓ

EQUIPE ECOSSISTEMA MOSSORÓ

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MERIDA - Linha de Bikes de Competições

Com uma linha completa de bicicletas especializadas para varias modalidades de esportes, a MERIDA e uma das multinacionais que domina o mercado na área de bicicletas top de linha, com bikes do MTB, Triátlon e Street. Com Preços Também diferenciados que variam de R$:1.999,00 a R$:50.000,00, dependendo mo modelo.


NENITY - SIX CARBON XX

£ 5.999,00


WARP TIME WARP - TRIATLON


$ 5.999,00   -  8,3 KG

O.NINE TEAM D

$ 5.499,00


SCULTURA EVO 909-E

$ 7,229,00


Mais Detalhes de outros modelos e estilos site: http://www.merida.com.br/

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DESAFIO CPCA 2010 - RESULTADO FINAL

Amigos aventureiros,


Parabenizamos todas as equipes que participaram de mais um DESAFIO CPCA,  prova que foi valida pela V Etapa do Circuito Potiguar de corrida de Aventura - 2010.

A belíssima etapa deste ano, que contou com a organização de Siqueira e Otto, foi realizada no município de Lajes, região muito seca e quente e que ainda não havia sido explorada pelos pelos organizadores de corridas de aventra, tendo mantido a sua velha tradição de ser uma prova "dura e travada".

Para amenizar um pouco o calor intenso que é uma característica daquela região, a direção de prova "combinou com São Pedro" e foi prontamente atendida, proporcionou para as equipes, um dia nublado que deixou o sol encoberto pelas nuvens e, ao final da tarde, brindou os atletas com uma chuva para aliviar ainda mais o desconforto provocado pelo sol forte

A seguir, divulgamos o resultado final da prova:


EXPEDIÇÃO

1º Lugar: Carbono Zero Unicred.
2º Lugar: Rapanui Brasil Lafuma.
3º Lugar: Hi Fit os Extremos.
4º Lugar: Apice Terral Probiotica.


AVENTURA

1º Lugar: Kalangos Rodante
2º Lugar: Os Cangaceiros Karranka.
3º Lugar: Cascavel.
4º Lugar: Calango Seco I / Profit Academia.
5º Lugar: Passo Forte Bike Aventura.
6º Lugar: Extremos Rider.
Desistente: Lost.
Desistente: Curisco Aventura.
Desistente: ACT Aventura.

Informacoes do site: http://www.cpca.com.br/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DUNAS DO ROSADO/RN - Treinos Preparação Ecossistema/Mossoró

As Belíssimas Dunas do Rosado, Entre Ponta do Mel e Porto do Mangue, foi o cenário de mais uma preparação de treinos da equipe Ecossistema/Mossoró, buscando agora intensificar os treinos para as próximas competições no estado vizinho do Ceara, os membros da Equipe Fabio Monteiro e Valério Carvalho, com o Apoio do Nosso Garoto Ecossistema Bolinha, traçaram um percurso de aproximadamente 14 km entre dunas, toda azimutada e demarcada por PC naturais, para os demais membros da equipem, como também eles se prepararem especificamente para a próxima competição. Contaram com belas paisagens, dunas belíssimas e Íngremes, lagoas naturais formadas pelas chuvas, como também a presença do SOL, que tava de rachar. Mas que recompensar com a beleza do local.abaixo um pouco das imagens do local:


























sábado, 23 de outubro de 2010

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Nutrição esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em: nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física. Os principais objetivos da nutrição esportiva são: promover saúde; melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício.


 
A alimentação é responsável por manter nossa produção de energia estável de maneira a possibilitar todas as reações orgânicas em nosso corpo e fazer com que seja possível crescermos. Nosso corpo é estruturado basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes precisam ser fornecidos ao organismo pela alimentação.


Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento) ou aumento de força.
Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento. Obviamente depende-se da modalidade esportiva em questão, para um maratonista a nutrição esportiva é muito mais importante que para um atleta do tiro com arco, para o segundo a psicologia esportiva provavelmente será o segundo fator mais importante.
Por apresentarem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo basal de cerca de 5% maior do que os sedentários. Devido ao treinamento, para uma mesma carga, um treinado tem um gasto menor de energia.

Nossa alimentação é composta por uma combinação de 6 nutrientes: carboidratos (CHO), proteínas (compostas por aminoácidos), lipídios (gorduras), água, sais minerais e vitaminas. Os carboidratos e as vitaminas, apesar de existirem em quantidades pequenas no corpo, são os responsáveis pela produção imediata de energia e uma série de reações químicas, respectivamente.

 1º) Balanço Calórico: envolve toda produção de energia a partir dos CHO, aminoácidos e lipídios obtidos na alimentação e os gastos basais e da atividade motora do atleta. Os carboidratos e as gorduras são muito importantes para o metabolismo energético enquanto que as proteínas são mais importantes para o metabolismo construtor.
2º) Balanço Nutricional: é a relação entre as três principais classes de nutrientes: carboidratos, lipídios e proteínas. Uma dieta normal deve ter por volta de 60% de CHO, 15% de proteínas e 25% de gorduras. Atletas de atividades de força ou de endurance podem precisar de um pequeno aumento no consumo de proteínas.
3º) Balanço Hídrico: a água tem a função de solvente no nosso corpo, atua em reações enzimáticas e na termorregulação. A falta de água durante o exercício faz com que a frequência cardíaca e a temperatura corporal subam, baixe o volume sistólico e a pessoa entre num estado de cansaço progressivo que resultará na interrupção da atividade.
4º) Balanço Mineral: embora o treinamento faça com que se percam menos minerais na transpiração, ainda assim existe uma necessidade alta porque o atleta sua muito mais também. Os principais minerais perdidos são cloro, sódio, magnésio e potássio. O sódio e o cloro são perdidos através do suor e devem ser repostos uma vez que são elementos participantes da contração muscular. A reposição deve ocorrer já durante a atividade e alguns pesquisadores recomendam que atletas de resistência devam ter uma ingestão ligeiramente aumentada de sal (15-20 g/dia) principalmente em períodos pré-competitivos.
5º) Balanço Vitamínico: uma alimentação normal fornece todas as vitaminas necessárias ao atleta, não havendo necessidade em suplementação. Alguns atletas, contudo, precisam de uma necessidade ligeiramente aumentada de vitaminas B1 por ela ser um fator participante da degradação do CHO.

CARBOIDRATOS




  •  
    Os CHO são a mais importante fonte de energia e a forma de estocagem no corpo é como glicogênio (no músculo ou no fígado).O consumo de CHO é indicado antes, durante (quando plausível) e após o exercício.
    Após a atividade, as enzimas que trabalham na ressíntese de glicogênio estão em atividade máxima. Esse efeito dura por volta de uma hora e por isso é tão importante iniciar a ingestão de CHO logo ao final da atividade, para aproveitar este momento de alta absorção que facilitará a restauração do glicogênio, principalmente se o atleta tem outra prova ou treinamento no dia seguinte.Se os atletas de resistência queimam muita gordura durante a atividade, qual a importância dos CHO?
    As reações de oxidação da gordura dependem dos CHO para acontecer. Esse conceito acaba com o preconceito de que os CHO engordam, na verdade precisamos deles tanto para o exercício quanto para o emagrecimento.
    Mesmo em provas longas, o glicogênio é importante para as mudanças de ritmo, como num sprint ao final de uma corrida ou uma escalada em montanha em prova de ciclismo.
    O déficit de CHO é um fator limitante para atividades de todas as intensidades.
    a) Intensidade Moderada: nesse caso o fator limitante é a provisão de glicose pelo fígado. Essas atividades podem ser mantidas por longos períodos (mais de 3 horas) e ocorre uma diminuição da glicemia. Mesmo que o cérebro seja um bom consumidor de lactato durante o exercício, o sistema nervoso utiliza muita glicose hepática por isso existe um sistema de segurança que reserva glicose para o sistema nervoso.
    b) Intensidade Intensa: são atividades mantidas por no máximo 2 horas. Nessas situações o limitante é o glicogênio muscular, mais do que a glicose circulante. Essas atividades levam ao esgotamento do glicogênio muscular e impedem a manutenção do exercício. Além da suplementação durante a atividade, o aumento das reservas musculares de glicogênio deve ser feito pela alimentação. Os valores basais que são de 300-400 g, podem ir até 900 g com uma dieta rica em CHO.
    c) Atividades máximas: nesse caso a limitação não está propriamente na falta de substrato energético, mas na própria metabolização anaeróbica do glicogênio muscular. A degradação do glicogênio nessa atividade leva a uma acidose que resulta em fadiga. Nenhuma estratégia alimentar foi estabelecida até hoje para alterar isso. Os trabalhos que usaram soluções alcalinas para combater a acidose não tiveram resultados satisfatórios
    LIPÍDIOS

    São a grande reserva energética do nosso corpo e a principal fonte de energia quando o corpo está em homeostase ou steady-state, momentos em que o metabolismo aeróbico é o predominante.
    Uma alimentação rica em gorduras é prejudicial a todos e também para o atleta porque diminui a capacidade de resistência, impede um armazenamento ótimo de glicogênio muscular e perturba o funcionamento do fígado, piorando a deposição de glicogênio hepático.
    Por outro lado, a gordura tem um poder de concentração energética altíssimo. Nosso corpo tem um estoque de energia sob a forma de gordura que é praticamente inesgotável, o que possibilita atividades como Ultraman e corridas de mais de 100 km. Nestas atividades, após esgotar o glicogênio, até 90% da energia vem das gorduras. Quanto mais treinado o atleta, maior a sua capacidade em usar gordura como energia e poupar CHO.

    PROTEÍNAS


    As proteínas são estruturas formadas por aminoácidos e uma de suas principais funções é restituir as estruturas corporais, como pele e músculo. Pela sua função primordial, as proteínas são mais recomendadas para o pós-exercício, mas diversos trabalhos vêm pesquisando o seu papel como suplementação durante a atividade, principalmente para atividades de várias horas.

    Geralmente as situações que exigem realmente uma suplementação proteica são com atletas que treinam muitas horas (acima de 4 horas) ou que participam de provas de vários dias como as voltas ciclísticas. Ambas situações de alto catabolismo.O corpo consome proteína durante o exercício e estima-se que após 4 horas de atividade aproximadamente 15% da energia provenha dos aminoácidos. Quanto menor for a ingestão de CHO em exercício, maior será o uso de aminoácidos.
    A suplementação com outros aminoácidos durante a atividade vem sendo estudada também, entre eles ornitina e arginina. Durante a atividade, a degradação do ATP e o metabolismo dos aminoácidos produzem amônia. Estes aminoácidos favoreceriam a conversão de amônia em ureia (no fígado) e a ureia é menos tóxica, permitindo o esforço por mais tempo.

    Consumo excessivo de proteínas

    Já foi demonstrado que aumentar o consumo de proteína de 0,9 para 1,4 g/kg melhora o ganho muscular, mas passar de 1,4 para 2,4 g/kg não trouxe qualquer benefício, com o prejuízo de diminuir proporcionalmente o consumo de CHO e muitas vezes engordar o atleta. Entre os possíveis prejuízos do consumo excessivo de proteínas estão:
    • Normalmente vem acompanhado de alimentos de origem animal, ricos em gordura saturada;
    • Maior chance de problemas hepáticos e gota;
    • Diminuição do cálcio dos ossos.
    ALIMENTAÇÃO E TREINOS

    Comer pouco é prejudicial ao rendimento, por outro lado a comida em excesso não levará a um rendimento superior. Esse conceito vale tanto para o dia inteiro do atleta quando para cada refeição – o atleta deve procurar fazer refeições pequenas. Refeições grandes o impedirão de treinar por várias horas. O aumento na ingestão precisa ocorrer, mas deve ser bem distribuído e levar em conta que o gasto energético do atleta pode variar de acordo com a fase de treino em que ele se encontra.
    Durante a atividade o consumo energético sobe de acordo com a intensidade. Sendo assim é esperado que uma competição apresente um gasto energético maior do que um treino com a mesma duração.
    Um dos problemas do atleta é na verdade conseguir ingerir as calorias necessárias porque algumas modalidades juntam uma alta necessidade calórica com um elevado número de horas de treino diário. Imagine um triatleta que durma 8 horas e treine 6 horas, necessitando de 6 mil calorias por dia. Ele precisa ingeri-las em 10 horas ou terá que ingerir muitas calorias durante o treino, normalmente sob a forma de suplementação.

    ALIMENTAÇÃO COMPETITIVA

    A alimentação base ou de treinamento deve garantir a necessidade energética ao longo de todo ano. Deve ser variada, balanceada e de fácil digestão.
    No momento do treinamento o estômago não deve estar vazio, mas não pode estar cheio também. O estômago cheio trará problemas hemodinâmicos e o estômago totalmente vazio reduz a mobilização de glicose e gorduras.
    Nos dias que antecedem a competição, os estoques energéticos do atleta devem estar no níveis ideais. É nessa fase que devem ocorrer as adaptações em relação aos horários das refeições. Deve-se procurar simular o conteúdo e horário das refeições da mesma forma que se pretende usar no dia da competição. Essa alimentação deve ser adotada pelo menos 2 dias antes do evento e alguns atletas preferem iniciá-la até mesmo uma semana antes

    ULTIMA REFEIÇÃO
    Os objetivos principais desta refeição são fornecer CHO e hidratar o atleta. Deve-se levar em conta que o estresse pré-competitivo pode alterar o fluxo sanguíneo para o trato digestivo, prejudicando a absorção do alimento.
    A última refeição sólida deve ser feita por volta de 3-4 horas antes da atividade. Lembrando que quanto maior o conteúdo de gordura na refeição, mais tempo a digestão levará. As proteínas são o segundo nutriente mais lento para digerir. Deve-se evitar também alimentos que produzem gases, como legumes e outros ricos em fibras.
    A alimentação pré-competitiva deve ser controlada porque muitos atletas (por estresse) não sentem fome nesse momento e dessa forma correm o risco de hipoglicemia durante a atividade. Como os açúcares simples ficam pouco tempo no sangue (alguns apenas 10 minutos), é conveniente misturar tipos de açúcar diferentes e complexos para que a glicemia seja mantida. Alguns cereais fornecem CHO que mantêm a glicemia estável por até 4 horas. Para provas longas é fortemente recomendado ingerir CHO complexos (baixo índice glicêmico) antes da competição porque eles entrarão na corrente sanguínea vagarosamente e manterão a glicemia estável por muito tempo.


    PRE-COMPETIÇÃO 
    Normalmente, deve-se ingerir bebidas carboidratadas nesse momento para garantir o estoque máximo no momento da largada e nos primeiros momentos da prova. Para provas longas, essa estratégia assegura que o atleta estará hidratado e com boa glicemia até que a alimentação prevista para ocorrer durante a prova inicie.
    Caso a refeição ocorra por volta de uma hora antes da atividade e seja composta por CHO de alto índice glicêmico, os resultados podem ser prejudiciais. Esse tipo de CHO eleva rapidamente a glicemia, levando a uma liberação excessiva de insulina e resultando numa hipoglicemia de rebote. Junto a isso, a insulina em alta inibe a mobilização de gorduras, acarretando também uma depleção mais acelerada de glicogênio muscular. O CHO que é ingerido antes da competição não causará hipoglicemia se o atleta fizer o consumo já em exercício, como no aquecimento.
    Em relação ao tipo de CHO, a frutose não é uma boa escolha. Apesar de gerar uma resposta insulínica pequena, seu efeito sobre o rendimento é muito pequeno e costuma gerar desconforto gastrintestinal.

    DURANTE COMPETIÇÕES

    Durante o exercício outros fatores que não a insulina estão agindo e favorecem a entrada de glicose na célula sem mediação de insulina. A própria contração muscular facilita a absorção de glicose também. Por isso o consumo de CHO durante o exercício não leva a uma liberação de insulina.
    A concentração de CHO a ser ingerida durante a atividade é alvo de diversas pesquisas. Os estudos já avaliaram desde 2-3% de concentração até mais de 20%. O tipo de CHO também importa e a concentração adotada normalmente é inversamente proporcional à intensidade do exercício. Internacionalmente recomenda-se que durante a atividade a concentração de carboidrato fique abaixo de 10% para a maioria das atividades.
    Soluções contendo polímeros de glicose, como a maltodextrina, favorecem a absorção de água e o esvaziamento gástrico, que se encontra prejudicado após a ingestão de soluções muito concentradas com outros tipos de açúcar. A adição de uma pequena quantidade de sódio facilita também a absorção e retenção líquida. Esse sódio possui outro efeito positivo que é repor parcialmente o sódio perdido pelo suor, ajudando a evitar a hiponatremia em atividades longas.
    A quantidade de líquido que um atleta pode ingerir em atividade varia dentro de certa faixa individual, mas de maneira geral a partir de 1,5 L por hora podem começar a surgir desconforto gastrintestinal. A ingestão de água pura durante o exercício é menos eficiente do que a bebida carboidratada e com eletrólitos. Isso ocorre porque essas bebidas mantêm a osmolalidade do sangue superior à da água e com isso o hormônio antidiurético mantém seu estímulo de reabsorção da água pelos rins, produzindo menos urina.

    PÓS-COMPETIÇÕES
     

    A alimentação logo após o evento (ou o treino) é importantíssima pelo seu poder regenerativo. Normalmente segue esta ordem: imediatamente - carboidratos líquidos; por volta de uma hora depois - carboidratos de fácil digestão; proteínas e carboidratos numa refeição mais completa depois. Neste momento deve-se evitar a ingestão de gorduras porque quanto mais rápida for a digestão, melhor.
    Muitas pesquisas vêm sendo feitas comparando o efeito da alimentação pós esforço combinando CHO e proteína. Muitas delas mostram que a adição de proteína (de forma líquida e isenta de gordura) à refeição imediatamente após a atividade é melhor do que simplesmente CHO para promover uma recuperação mais rápida.
    Após o exercício a absorção de CHO pelas células é facilitada pelos transportadores de glicose intracelulares GLUT 4, que favorecem a entrada de glicose na célula por até 4 horas após a atividade.
    Além do alimento consumido imediatamente após a competição (que preferencialmente deve ser um líquido carboidratado), é preciso atentar para a refeição sólida que virá horas depois. Um costume de realizar comemorações após eventos, normalmente vai contra os princípios da recuperação, pois nessas ocasiões o conteúdo da refeição costuma ser rico em gordura e às vezes até álcool, o que é exatamente o que o corpo menos precisa naquela hora. Esse tipo de costume deve ser evitado no esporte amador e totalmente abolido no esporte de alto nível.
     
     


     
     


     

    XTERRA REGIONAL - TRIATHLON CROSS COUNTRY - FORTALEZA-CE

    DESCRIÇÃO:


    Triathlon XTERRA pela primeira vez no Ceará
     

    Pela primeira vez no Ceará a prova de triathlon cross country mais difundida no mundo. Competição individual ou em equipe de revezamento com percurso no Beach Park, em Fortaleza. Distâncias de 1,0 km de natação, 29 km de MTB e 7 km de corrida em trilha, disputados nesta ordem.


    PERCURSO:

    No percurso, terrenos variados como terra e areia
    Em breve mais detalhes.

    Em Breve Detalhes no Site:http://www.xterrabrasil.com.br/?act=regional&ev=115&pg=detalhe#Percurso.

    PREMIAÇÃO:

    Os cinco primeiros colocados na categoria profissional, no masculino e no feminino, recebem troféus e premiação de R$ 8.000,00 em dinheiro conforme a tabela.

    Na categoria amador, os três primeiros colocados de cada faixa etária, no masculino e no feminino, são premiados com medalhas.

    Na categoria revezamento, as três primeiras equipes recebem medalhas.

    Na categoria PNE, serão premiados com medalhas os três primeiros do geral no masculino e no feminino.

    Todos os demais que completarem a prova ganham medalha de Survivor.

    *A categoria PNE não tem subdivisões. Ela é única. Somente há divisão entre homens e mulheres.

    **Na categoria revezamento não há divisão de idades, nem de sexos. Podem concorrer equipes mistas, com até 3 atletas cada.


    CIRCUITO XTERRA BRASIL 2010
    Após a corrida noturna será feita a premiação geral do Circuito XTERRA 2010, em um lual especialmente oferecido a todos os atletas.


    KIT:

    Cada triatleta ganha um kit com:

    Sacola
    Touca de silicone Speedo
    Camisa XTERRA
    Convite Jantar de Massas
    Revista XTERRA
    Brindes

    É indispensável apresentar documento de identificação com foto e o email de confirmação de inscrições impresso para retirar o kit.


    ENTREGA DE KITS
    Barcellos Sports
    Av. Padre Antônio Tomas, 850 / lj 21-28
    Aldeota - Fortaleza - CE
    (85) 3268-3782

    Quinta-Feira - 18/11 - 09:00 às 19:00
    Sexta-Feira - 19/11 - 09:00 às 19:00

    OBS: NÃO HAVERÁ ENTREGA DE KITS NO DIA E LOCAL DO EVENTO.

    CRONOGRAMA:


    Quinta-feira, 18 de novembro
    09:00 - 19:00 Entrega de Kits - todas as provas

    Sexta-feira, 19 de novembro
    09:00 - 19:00 Entrega de kits - todas as provas
    19:00 - 20:00 Simpósio Técnico Triathlon
    20:30 - 22:00 Jantar de Massas Triathlon

    Sábado, 20 de novembro
    06:30 - 07:45 Área de transição aberta
    06:30 - 07:45 Numeração dos atletas
    08:00 Largada XTERRA Regional Fortaleza (Triathlon)
    11:30 Fechamento T2
    13:00 Encerramento do Triathlon
    13:30 Premiação Triathlon
    16:00 Largada Kids Mini Corrida
    17:00 Encerramento Kids Mini Corrida e Foto Oficial
    19:00 Largada XTERRA Night Trail Run
    21:00 Encerramento Night Trail Run
    21:15 Premiação Night Trail Run


    INFRAESTRUTURA:

    Arena montada na praia
    Todas as etapas do XTERRA possuem uma estrutura completa de atendimento aos atletas como: palco de premiação, guarda-volumes, posto médico, ambulâncias, tendas de pós-prova, área de transição, área VIP, grades e cones, e muitos outros itens.

    No percurso, haverá sinalização de quilometragem, direção e distribuição de água em pontos pré-determinados, bem como segurança e equipes de apoio para dar orientação aos atletas.

    No local haverá estacionamento para todos os participantes.


    REGULAMENTO:

    Confira o regulamento do XTERRA Triathlon Ceará, la Informações sobre valore de inscrições e detalhes das modalidades da prova.

    http://www.xterrabrasil.com.br/?act=regional&ev=115&pg=detalhe#Regulamento

    quinta-feira, 21 de outubro de 2010

    Brasil terá 36 representantes na final do XTERRA no Havaí

    O Brasil terá 36 atletas na final mundial do XTERRA Global Tour. A competição acontece neste final de semana (23/10) na ilha de Mauí, no Havaí. Na elite estão Alexandre Manzan (campeão por antecipação do circuito brasileiro), Felipe Moletta, Frederico Zacharias, Isabella Ribeiro e Daniela Machado.
    Manzan corre no Havaí com patrocínio da UOL, parceira do XTERRA Brazil, por ter sido o brasileiro mais bem colocado na etapa nacional do Global Tour, em Mangaratiba (Hotel Portobello Resort & Safari), em agosto. Na ocasião o triatleta brasiliense acabou na segunda colocação atrás do sul-africano Dan Hugo, que também estará em ação Mauí.
    O XTERRA Mauí distribui US$ 105 mil aos vencedores e será disputado nas distâncias de 1,5km de natação nas dependências do Makena Beach & Golf Resort, 32km de mountain bike nas montanhas de Haleakala e 12km de corrida em trilhas e praias da região. Os primeiros colocados fazem o percurso em cerca de duas horas e meia.
    A final mundial do XTERRA Global Tour reúne os atletas classificados ao longo de 100 etapas em 16 países e 35 estados americanos. São esperado cerca de 600 triatletas, entre profissionais e amadores.
    Mike Vine (CAN), Nico Lebrun (FRA), Branden Rakita (EUA), Dan Hugo (RSA), Conrad Stoltz (RSA), Shonny Vanlandingham (EUA) e Jenny Smith (NZL), todos com participação em etapas brasileiras do XTERRA ao longo dos últimos cinco anos, também têm participação confirmada no pelotão de elite do XTERRA Maui 2010.
    Brasileiros no XTERRA Maui 2010:
    Frederico Zacharias
    Daniela Machado
    Isabella Ribeiro
    Felipe Moletta
    Alexandre Manzan
    Luciana Oliveira
    Lucas Mendez
    Paula Proenca
    Cristobal Sahr
    Lucas Benjamin
    Diego Nobrega
    Marcio Souza
    Margarida Costa
    Marcos Bortolini
    Roberto Liber
    Olides Neto
    Paulo Araujo
    Marcelo Rodrigues
    Luiz Francisco
    Ricardo Lino
    Luciana Cerqueira
    Andre Dahbar
    Rodrigo Faria
    Donga Souza
    Diogo Menegaz
    Fernando Tupinamba
    Rui Dieguez
    Denilson Freitas
    Alfio Rossi
    Paulo Dantas
    Alexandre Sequeira
    Priscila Paiva
    Luiz Escudero
    Carlos Sangiorgio
    Sergio Vieira
    Jose Filho
    Mais informações: www.xterraplanet.com/maui/index.html

    quarta-feira, 20 de outubro de 2010

    DESAFIO CPCA - V ETAPA DO CIRCUITO CPCA

    Acontecera nesse Final de semana dias 22 a 24 de Outubro, a V Etapa do Cicuito Potigua corridas de Aventura, Saiu Hoje o III Informativo com Informções da Prova, Local de Largada e Horarios.



    INFORMATIVO 03

    1. LOCAL DA PROVA

    Conforme já divulgado no informativo 02, o local da prova será numa região ainda não explorada pelas corridas de aventura – LAJES DO CABUGI. O povoado, que nasceu e cresceu ao lado do Cabugi, tomou a denominação de Lajes, pela forma das pedreiras que davam uma feição característica a superfície do solo. 


    O historiador Câmara Cascudo, no seu livro Nomes da Terra, diz que a região era conhecida pela abundância de penedos e lajedos. Constituía, por todo lado, terra excelente de pastoreia com pastagens, apesar das estiagens isoladas.

    Segundo o folclorista e pesquisador, "a cidade era passagem para o sertão do oeste, ida e vinda, rumo ao Ceará-Mirim e a cidade do Natal; algodão, carne seca, bodes, miunças, gado em pé, tangido pelos vaqueiros aboiando nos tabuleiros de Açu e Angicos. As Lajes, forçosamente, tornaram-se ponto de encontro, parada para descansar, milhar a burra baixeira, refrescar o comboio carregado."

    De Lajes desmembraram-se os municípios de Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Jandaíra, Jardim de Angicos, todos em 1963.

    Mais informações: www.lajes.rn.gov.br

    2. LOCAL DE APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES

                O local de apresentação das equipes será na ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARTA BEZERRA, vizinho ao Ginásio Dep. Henrique Alves.

    Ponto de referência: Indo pela BR, após o Posto Militão, a segunda rua à direita e antes do cemitério.

    3. AÇÃO SOCIAL
               
    Fazendo parte do projeto de ação social junto à cidade sede do evento, as equipes deverão levar, para o briefing da prova, uma cesta básica, para que possamos doar para algumas famílias da região.

    4. COMUNICAÇÃO / SEGURANÇA

    Em face de a região da competição não estar abrangida totalmente por sinal de celular, por medida de segurança e para viabilizar qualquer comunicação de resgate ou desistência da equipe com a direção desta prova, a organização disponibilizará um rádio de comunicação do tipo HT, devidamente lacrado, para cada equipe.

    Para isso e fazendo parte da inscrição da prova, as equipes deverão entregar um cheque calção, no valor de R$ 1.100,00, quando da apresentação da equipe no local do briefing.

    OBS: Caso não seja necessária a utilização dos cheques, estes serão devolvidos ao final da prova.


    5. MATERIAL OBRIGATÓRIO (Categorias Expedição e Aventura)

    a. Por Modalidade Individual

    1) Trekking
    · 01 (um) apito;
    · 01 (uma) lâmpada estroboscópica; e
    · 01 (uma) head-lamp ou farol da bike.

    2) Mountain Bike
    · 01 (um) apito;
    · 01 (uma) bicicleta;
    · 01 (um) par de luvas;
    · 01 (um) capacete;
    · 01 (uma) lâmpada estroboscópica; e
    · 01 (um) farol ou head-lamp.

    3) Travessia a nado
    · 01 (um) colete salva-vidas;
    · 01 (um) bastão de luz química – light stick; e
    · 01 (um) apito fixado no colete salva-vidas.

    Obs: Será permitido o uso de nadadeiras ou palmares.

    b. Por Equipe durante toda a prova (Categorias Expedição e Aventura)
    · 01 (uma) bússola;
    · 01 (um) rádio (cedido pela organização);
    · 01 (um) kit primeiros socorros (bactericida, anti-histamínico, anti-diarréico, anti-inflamatório, analgésico, protetor solar, gaze, esparadrapo, sal, álcool e 08 envelopes de soro em pó);
    · 04 (quatro) cobertores de emergência (manta térmica de alumínio);
    · Faca / canivete (máximo 10 cm);
    · Corda simples de 15 metros de comprimento, com diâmetro mínimo de 6mm; e
    · Mapas (cedido pela organização).


    6. CRONOGRAMA ATUALIZADO

    Hora
    Atividade
    Local
    A partir das 18:00 horas
    Recepção das equipes
    Escola Mun. Prof. Marta Bezerra
    18:30 horas
    Conferência de material
    19:30 horas
    Jantar
    20:30 horas
    Briefing da prova
    23:00 horas
    Largada
    Praça Central de Lajes



    Para Mais Informações:http://www.cpca.com.br/